quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Floresta Boreal

Os grandes maciços da Floresta Boreal se encontram no hemisfério Norte, no Canadá e Alaska, onde é conhecida propriamente como Floresta Boreal, na Escandinávia e Rússia, é chamada de Taiga, fragmentos florestais alpinos também são considerados boreais quando condizentes com as características desse bioma.
A impressionante formação ocupa a maior parte do Canadá, Rússia e Escandinávia, além de parte do Alaska, a taiga Russa é o maior maciço florestal do planeta, ocupa algo em torno de 50% do território daquele país ou quase 900 milhões de hectares, área superior a todo território brasileiro.
Floresta Boreal
A soma total da área do bioma beira 15 milhões de km2 o que faz com que ele facilmente rivalize com as regiões de floresta tropical.
A floresta é um mosaico de comunidades vegetais e animais, as coníferas com seu formato cônico ou em forma de torre são adaptadas ao frio, à seca fisiológica do inverno e ao curto período de crescimento, elas dominam a paisagem formando um mar de pinheiros.. Piceas e abetos são espécies dominantes no Canadá e Alaska, Larício e Pinus Silvestris dominam na Escandinávia e Rússia, as folhosas mais comuns são o amieiro, bétula e do álamo.
O longo invernos de até seis meses com temperaturas médias abaixo de zero e verões curtos entre 50 a 100 dias livres de geadas, determinam o pequeno período de crescimento dessa região que gira em torno de 5 meses.
Picea sitchensis árvores símbolo do Alaska
Também característica da floresta boreal são inúmeros corpos de água: pântanos, mangues, pântanos, lagos rasos, rios e zonas húmidas, misturados no meio da floresta e retendo grande quantidade de água.
A fauna boreal embora pequena é exuberante com centenas de espécies de aves e mamíferos tais como: alces, lobos, ursos, linces, raposas, arminhos, lebres, coelhos, esquilos, além de répteis, anfíbio, insetos e demais formas de vida animal.
A floresta boreal, constitui um dos maiores biomas do mundo, cobrindo cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, ou 1.4 bilhões de hec que seriam capazes, pela média produtiva dessa área, de gerar algo em torno de 4.2 Bilhões de m3 de madeira, número superior ao consumo global que gira em torno de 3.5 Bilhões de m3, se colocarmos a média de 100m3 de madeira por hec, teremos algo como 140 bilhões de m3 de madeira estocada, o que daria para abastecer o globo, nos níveis atuais por 40 anos, já pelo critério do incremento médio anual que gira em torno de 4m3/hec/ano teríamos 5.6 bilhões de m3 de madeira, ou seja, daria para atender a necessidade mundial e a floresta ainda teria um acréscimo de 2,1 Bilhões de m3 ao ano.
Larício com folhas amarelas árvore típica da Taiga.
É importante observar que estamos falando da floresta que tem o mais lento crescimento do planeta, e estamos falando em termos de manejo de floresta natural, praticas silviculturais e espécies determinadas podem quadruplicar esses números. Os países que abrigam a floresta Boreal produzem em torno de 500 milhões de m3 de madeira ou algo em torno de 15% do consumo mundial, madeira que é usada basicamente para a produção de celulose, peças serradas e laminadas, o uso energético é reduzido.
Tabela Floresta Boreal
A informação relativa aos EUA é uma estimativa referente ao estado do Alaska que apresente tanto áreas de floresta boreal como de floresta temperada.
Mapa FAO da área florestal internacional avaliada em 30% da área do globo, 4.490 bilhões de hec.
Mapa com a área da Floresta Boreal

Nenhum comentário:

Postar um comentário