terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Floresta Temperada

A Floresta Temperada As Florestas temperadas podem ser encontradas no hemisfério sul e principalmente no hemisfério norte, não formam gigantescos maciços como os boreais, ao contrário, encontram-se dispersos por todos os continentes e dezenas de países, grandes florestas são encontradas ao leste dos EUA, da Europa e da China.
Algumas áreas florestais menores são emblemáticas tais como a floresta de Sequóias ao norte da Califórnia, as florestas de Cedro no Líbano, Síria e Turquia e de Araucárias na América do Sul. Flora A floresta temperada caracteriza-se pela presença de várias espécies de árvores tais como ulmeiro, faia, nogueira, plátano, ácer, choupo, álamo, bétula, tulipeiro, freixo, salgueiro, cerejeira, castanheiro, tília, amieiro, carvalho, sobreiro e diversas coníferas.
Fauna A fauna é rica e variada algumas espécies são: esquilos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas, ursos, lobos, e vários felinos. Em algumas regiões, como forma de adaptação a baixas temperaturas do inverno, alguns animais migram enquanto outros animais hibernam.
Floresta Temperada
Diferentes tipos de floresta temperada
Floresta temperada decídua ou caducifólia
A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo. No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos. No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas.
Metasequóia
Floresta temperada perenifólia
A floresta temperada é perenifólia quando as folhas das árvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega à senescência ou seca. A área aproximada desse bioma gira em torno de 1 bilhão de hec, sua característica mais marcante são as tradicionais 4 estações bem definidas, o período de crescimento é maior que na floresta boreal, podendo mesmo superar os 6 meses em determinadas regiões, o clima mais ameno e o solo rico fecham as condições que garantem um crescimento vigoroso, o padrão alemão de incremento é da ordem de 10m3 hec ano, sendo a Alemanha uma das regiões mais setentrionais do bioma, regiões como a Ibéria apresentam taxas de incremento significativamente maiores, estudos para a pseudotsuga relatam que essa espécie pode produzir 25m3 hec ano, florestas plantadas da Nova Zelândia são famosas por sua produtividade elevada superado os 30m3/hec/ano, fora as gigantes Sequóias de crescimento espetacular nos EUA e também na Nova Zelândia para onde foram levadas e hoje fazem parte das florestas plantadas daquele país. Se tomarmos o modesto modelo de incremento alemão, a floresta temperada poderia incrementar 10 bilhões de m3 de madeira ao ano, a riqueza desse bioma garantiria quase o triplo do consumo mundial de madeira de maneira absolutamente sustentável.
Cedro do Líbano
Tabela Floresta Temperada
Mapa FAO da área florestal internacional avaliada em 30% da área do globo, 4.490 bilhões de hec.
Mapa com a área da Floresta Temperada

Nenhum comentário:

Postar um comentário