quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Floresta Tropical

A floresta tropical pode ser encontrada em três continentes: América, Ásia e África, ocupa uma área aproximada de 2 Bilhões de hec, inclusive áreas de florestas plantadas.
Na América encontra se a Mata Atlântica, floresta brasileira por excelência, ocupa extensa faixa litorânea indo até a bacia do Prata. A floresta Amazônica com vastas extensões no Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela entre outros países sulamericanos é o maior maciço tropical do planeta com aproximadamente 600 milhões de hec.
Floresta Amazônica
Na Ásia se estende da Índia englobando enormes áreas na Birmânia, Vietnam, Filipinas e bem mais da metade do território Indonésio além de quase toda a área de Papua Nova Guiné.
Na África ocupa a região oeste e central do Continente, em seguida a região do Sahel, além de uma grande área no sul e em Madagascar, ocupa uma área maior que a Amazônia brasileira. A floresta africana atualmente é a área mais explorada das florestas mundiais, e ao contrário de outros continentes onde a tendência da área florestal é de aumento, lá esta ocorrendo diminuição da área florestal.
Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecossistema.
Mata Atlântica
A floresta tropical apresenta o maior período de crescimento, em alguns países como o Brasil, as florestas crescem praticamente o ano todo, ou seja, não existe “parada no outono inverno”, por conta disso, o incremento da floresta tropical é o maior do planeta chegando a beira dos 20m3/hec/ano em suas formas naturais, em florestas plantadas como no Brasil já é uma realidade produções que ultrapassam 40m3/hec/ano, tanto para eucalipto como para pinus, o desenvolvimento de técnicas, clones de árvores superiores e a correta adaptação pode elevar essa produtividade para 60m3/hec/ano, isso em ciclos curtos de 20 anos, impensáveis em áreas boreais e temperadas.
Se pegarmos a média de 20m3, o manejo florestal sustentável garantiria a humanidade, somente nas florestas tropicais, algo em torno de 40 bilhões de m3 de maneira por ano, número que é mais de 10 vezes o consumo mundial de madeira.
Contudo, ao contrário da floresta boreal e temperada, que possuem pequeno número de espécies, onde praticamente todas possuem excelentes características e potencial madeireiro, a grande diversidade da floresta tropical não se traduz necessariamente em espécies boas para a produção madeireira, algumas das espécies tropicais estão entre as melhores madeiras do mundo, contudo, o número de espécies adequadas não é a maioria, ou seja, na floresta tropical se encontram centenas de espécies que não tem valor madeireiro comercial.
A floresta tropical produz em torno de 1.5 bilhões de m3 de madeira anualmente.
Tabela Floresta Tropical
Mapa FAO da área florestal internacional avaliada em 30% da área do globo, 4.490 bilhões de hec
Mapa com a área da Floresta Tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário